Fernando Viana: Calçados Feitos com a Mão e o Coração

Postado em Moda Por

Guilherme Guimarães

27/08/2015 18:28:42

Fizemos uma visita a Fernando Viana, para entender como a sua coleção de calçados é criada e como eles conseguem ser tão lindos. 

Da entrada do atelier, pouco poderíamos imaginar o que iríamos encontrar ao passar pela pequena porta de metal que guarda o local. Um muro cinza escondia o universo de cores e formas que o couro ganha lá dentro. 

Saímos de lá encantados com o que vimos e trouxemos um pouco da visita e das histórias que conhecemos lá para vocês. Apreciem!

 

 

Um pouco tímido no início e modesto durante todo o bate-papo, aos poucos a gente foi entendendo que tudo, desde o início, envolve muito amor. E quando falamos desde o início, é desde o início mesmo! Afinal, foi um pouco de amor que fez tudo começar, 20 anos atrás. 

A história de Fernando com a produção dessas coisinhas lindas sempre esteve ligada ao carinho e atenção pelas pessoas. Olha que curioso... Ele não trabalhava com artesanato. Na verdade, tinha um bar em Olinda. Mas um dia o negócio, e única fonte de renda, fechou. Ele ainda não sabia que rumo iria tomar a partir dali. Porém, o presente de uma ex-namorada fez tudo mudar.

Não, ela não deu um kit de corte e costura para Fernando. O presente, que foi a semente de tudo, foi um lindo par de Mocassins. Apesar de não fazer ideia de que dali viria o início da sua trajetória como artesão, ele adorou. Ele não falou com essas palavras (a modéstia não iria permitir), mas o que deu a entender é que os sapatos que ele ganhou fizeram muito sucesso nas ladeiras de Olinda e na cena Manguebeat que borbulhava na época.

Mas é claro, de tanto usar, o presente foi ficando um pouco gasto... E Fernando decidiu que ele mesmo confeccionaria um novo. Mas como?! Ele nunca tinha feito um sapato na vida e para complicar, naquela época, 1995, não tinha Google e nem YouTube para ensinar. O jeito foi desmontar o mocassim desgastado, ver como era o corte do couro, comprar o material e experimentar. E não é que deu certo? Dias depois, lá estava ele desfilando com seu próprio Mocassim.

Agora, realize a cena: você chegando numa roda de amigos, com um sapato lindo, da moda, e dizer que foi você quem fez. Sensacional! E a reação não tinha como ser outra: Fernando começou a receber pedidos de calçados dos amigos.

A partir de um presente dado de coração, ele começou a criar para pessoas próximas, pessoas que gostava. E em pouco tempo, seus pisantes já estavam espalhados pelas feirinhas e eventos de Olinda e Recife.

 

 

"Industriazanato"

Já sabemos um pouco da história.... Como tudo começou. Mas a curiosidade não acaba aqui. Queremos entender e mostrar para vocês o processo de criação. :)

Estávamos curiosos para conhecer os desenhos dos pisantes no papel, os rascunhos. Queríamos entender como o couro saía do imaginário do artesão e virava arte nos pés da gente.

Mas segundo Fernando, ele não sabe desenhar. Modesto, né? Só se não souber em 2D, aqueles desenhos tradicionais no papel. Para a nossa surpresa, descobrimos que Fernando já desenha praticamente direto no molde de madeira. É um desenho feito mais com a tesoura do que com o próprio lápis.

 

 

 

Apesar de muitas etapas manuais, o processo de criação já envolve algumas máquinas simples, para agilizar uma etapa ou outra, como máquinas de costura e acabamento com lixadeiras. É o que Fernando chama de “industriazanato”. Mas para atender imaginantes de todo o Brasil, não tinha como ser de outro jeito. As peças já tem clientes do Oiapoque ao Chuí.

 

 

 

 

E por falar em agilizar a produção, não dá mais para ele fazer tudo sozinho, né? Hoje ele já tem uma pequena equipe. Os jovens que trabalham com Fernando foram formados por ele mesmo em oficinas de artesanato ministradas através da prefeitura de Olinda. É uma forma de retribuir para sociedade com oportunidades para os jovens da comunidade.

 

 

 

Mas tem um funcionário que foi treinado e nem teve processo seletivo para entrar no atelierTotoso. Ele tem a responsabilidade de passear e fiscalizar toda a produção. Totoso, para quem não conhece, é um pássaro lindo que observa cuidadosamente enquanto Fernando e sua equipe trabalham. Deve ser por isso que as sandálias chegam tão lindas.

 

 

Totoso só perde em autoridade dentro do atelier para a filhinha de Fernando. Não a conhecemos e no dia da nossa visita, ela não estava presente, mas os seus 5 mandamentos estavam lá, presos na parede em destaque. Uma listinha que tem a palavra “respeito” grifada.

 

 

Deu para perceber que tudo envolve muito carinho, amor e dedicação. Desde a motivação para começar, há duas decadas, quanto nos pequenos detalhes do dia a dia da produção até hoje. Certamente, esse é um dos segredos para tanta coisa linda.

Para conhecer de perto as peças produzidas por Fernando, Totoso e sua equipe, você pode entrar aqui no nosso site e pedir a sua: Sandálias de Fernando Viana

 

Chegou a sua vez

Gostou da história, das fotos e do atelier de Fernando?

Agora chegou a sua vez de iniciar um ciclo positivo, como aconteceu com Fernando, 20 anos atrás. Ao receber um bonito calçado de presente, toda vida dele mudou. 

Já pensou que presentear quem a gente gosta pode desencadear uma cadeia de fatos positivos na vida dela também? 

Não que o presenteado vá virar um artesão/artesã necessariamente. Mas com certeza, coisas boas virão. Amor gera amor. :)

 

Comentários

vera marcia postado em 24/10/2016 17:08:54
comprei trobrigado es calçados seus,desde quando te conheci e gostei de todos,compro quase um por mês. teve um que eu precisei esperar ter em estoque...adoro todos...agora comprei a botinha cinza super confortável obrigado pelo seu carinho
ROMILDA LIMA postado em 24/04/2016 14:32:16
adorei as sandálias,estou tentando fazer um pedido mas não consigo,socooooorroooo,eu quero uma sandália.bjooooooo
sissi postado em 22/04/2016 18:35:52
parabéns
amei varias.
poderia enviar sempre as fotos de suas sandálias?
grata.
.
dandara de oliveira marques postado em 25/10/2015 18:45:49
são todos lindos, eu adoro os que tem cano medianos, parabéns!
Suely Serrano postado em 15/09/2015 21:31:34
Parabéns a quem contou com tanta maestria está história linda de superação e amor pelo que faz. São lindos os sapatos de Fernando Viana, Desejo que essa linda história possa incentivar mais pessoas e mudar suas vidas através da amor e da arte.
Kariny Silva postado em 15/09/2015 21:30:58
Valor dessa sandália vermelha , queria uma amarela?
Graças Pereira postado em 15/09/2015 21:30:47
Adoro essas sandálias. E este relato é incrível. Mas tem uma pergunta que não quer calar: Fernando você casou com a namorada que lhe deu o mocassim de presente?

7 Produto(s)

Salvar Comentário




*Campos Obrigatórios